terça-feira, 28 de junho de 2011

Prefeitura/SMOSP apresenta sugestões para revitalização da Horácio Klabin

A Prefeitura/Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) apresentou na manhã desta quarta-feira (22), em Audiência Pública no Salão de Eventos da Acitel (Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba), três ideias conceitos para criação de um projeto para a revitalização da Avenida Horácio Klabin (HK).

 
A exposição feita pelo arquiteto da SMOSP, Victor Hey, contou com as presenças do prefeito Eros Danilo Araújo, do vice Ede Pukanski, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos professor José Reinaldo, o secretário geral do Gabinete Maicon Lima e do presidente da Acitel Adriano Salvador.

“Faremos audiências públicas para tratar com a Acitel, os comerciantes e com a população e assim termos ao menos 70% da aceitação de qual proposta será a melhor e mais viável para todos”, destacou o prefeito Eros.

Perto de 50 comerciantes participaram da Audiência que durou uma hora.

A primeira sugestão é transformar a maior parte da Avenida em um Calçadão, havendo passagem de veículos nas vias confluentes da Rua Tiradentes, Rua 1º de Maio (HSBC) e Rua Luiz Loyola (antigo Fergrau) e na Rua Antônio Alfredo Martins (Supermercado Barateiro 1).

A segunda sugestão é fazer o Calçadão e nas vias mencionadas promover estacionamento de veículos.

A terceira é construir o Calçadão em toda a extensão da Avenida Horácio Klabin.

Durante o debate houve duas novas proposições, de manter o trânsito de veículos na HK e recuar o comprimento das calçadas e outro para fazer o Calçadão em toda a Avenida e criar um estacionamento amplo onde está a Concha Acústica.


De acordo com o secretário Reinaldo, após a definição do conceito será realizado um concurso para a escolha do projeto definitivo. “Independente do projeto que seja escolhido se faz necessária uma intervenção urgente na Avenida Horácio Klabin a fim de oferecer maior conforto a nossa população”.

Para o presidente da Acitel, Adriano, “é fundamental a Acitel participar deste processo e entendemos que seja necessária a revitalização da Avenida Horácio Klabin, pois vemos o quanto à cidade está se desenvolvendo e o comércio também”, relata Salvador.

Ficou acordado pela maioria que a Sugestão 1 deverá ser colocada em experiência.

A Acitel irá oficiar o Conselho Municipal de Trânsito para que seja fechado o tráfego de veículos na HK, exceto nas transversais da Tiradentes, 1º de Maio, Luiz Loyola e Antônio Alfredo Martins em frente ao Barateiro 1.

A iniciativa é que este processo dure uma semana, provavelmente na segunda quinzena de julho, que compreende de 18 a 23.

A Prefeitura irá realizar novas Audiências Públicas para apresentar as ideias aos vereadores, presidentes das Associações de Moradores e à comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário