segunda-feira, 13 de junho de 2011

VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL SERÁ NO SÁBADO (18)

No próximo sábado (18) é dia de vacinação contra a poliomielite para as crianças zero a cinco anos. Todos os postos de saúde do município estarão abertos para ministrar a primeira dose da vacina. Além dos 14 postos de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou duas equipes volantes, uma na Avenida Horácio Klabin, em frente ao Banco do Brasil e outra na Praça Horácio Klabin, das 9 às 16 horas.
Na quinta (16), a vacinação será para as crianças da Área 3, no salão da Igreja Católica nos períodos da manhã e tarde. Na sexta-feira (17), teremos vacinação na Área 6, no salão da Igreja Católica (manhã e tarde) e das 13h30 às 16 horas uma equipe estará vacinando no Santa Rita.
Em Telêmaco Borba são aproximadamente 5.799 mil crianças até cinco anos que precisam receber a dose. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 95% dessa população seja imunizada.
A coordenadora da de vacinação da SMS, Kátia Cristiane de Almeida Alves, destaca a importância da vacinação para as crianças. "É preciso que os pais tenham consciência que não devemos baixar a guarda, o país tem conseguido manter a paralisia infantil afastada graças ao sucesso das campanhas. No sábado as unidades de saúde estarão abertas para atendimento exclusivo da vacina, leve seu filho", reforça.
Neste ano, crianças que ainda não tomaram a segunda dose da vacinação contra a gripe influenza também poderão ser imunizadas durante a campanha contra a poliomielite. Os pais devem levar a carteirinha de vacinação, que é o documento que comprova que a criança está com as vacinas em dia.
Doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral e, na maioria das vezes, não é letal. Em geral, o doente adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

 

Brasil sem poliomielite
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite.
Mas, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação. A doença ainda é comum em alguns países africanos e asiáticos.
A vacinação é indiscriminada, todas as crianças com idade entre zero e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas com a vacina oral poliomielite independente de tê‐la recebido anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário