segunda-feira, 15 de agosto de 2011

IV FESTIVAL DA CULTURA PARANAENSE COMEçA NA SEGUNDA-FEIRA (22)

Cultura, conhecimento e arte. Esses serão os ingredientes da quarta edição do Festival Municipal da Cultura Paranaense "A Arte na Escola", que será realizado de 22 a 26 de agosto, no Anfiteatro da Casa da Cultura.
A música, a dança, exposição, conto, causos e teatro estarão presentes nos cinco dias do evento que tem o objetivo socializar e valorizar trabalhos desenvolvidos por professores e educadores infantis da rede municipal visando a apropriação do conhecimento da cultura paranaense pelo aluno e a ampliação do universo sociocultural infantil.
O Festival é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e é direcionado aos alunos e professores das escolas municipais e centros municipais de Educação Infantil (CMEIs), e também aberto aos pais e a comunidade.
Nesta edição, a comunidade escolar terá a oportunidade de assistir uma série de atrações. As apresentações estão marcadas para as 9 horas no período da manhã e às 14 horas à tarde.
Durante todo o Festival, além das atrações, as escolas e CMEIs estarão expondo os trabalhos com o tema "O patrimônio histórico-cultural do Paraná", no hall da Casa da Cultura. A exposição terá trabalhos das escolas Costa e Silva, Conselheiro Zacarias, Samuel Klabin, Mãe do Perpétuo Socorro, 31 de Março, Péricles Pacheco da Silva e do Contraturno Socioeducativo. Os CMEIs Monteiro Lobato, Anita Malfatti, José Paulo Paes, Helena Kolody e Cecília Meireles também participam da exposição.
Para a professora e secretária de Educação, Cláudia Maria da Cruz, o Festival reflete o compromisso dos professores com o conhecimento histórico-cultural. "É uma ação que merece os nossos aplausos desde já", reitera.
Programação
Na segunda-feira (22), a Escola D. Pedro I apresenta conto e dramatização "Os mistérios das sandálias na Fazenda Monte Alegre".
O CMEI Mário Quintana traz a dança "Pinha, Pinhão, Pinheiro" e o teatro "A Cruz do Mudinho". Os estudantes do CMEI Monteiro Lobato exibem a dança "Colheita do Café".
O Canto Coral "Bicho do Paraná" e "O Pescador", e o teatro "Lenda da Fazenda Fortaleza" são as apresentações da Escola Paulo Freire.
A Escola Etelvina Arzua Costa preparou o canto coral e dança "Na Boca do Povo e a Roseira e o Beija-Flor".
O poema "Música Gralha Azul" e o causo "A lenda de São João Maria são os trabalhos da Escola Fabiano Braga Cortes.
Na terça-feira (23), a Escola Bento Mossurunga apresenta o causo e teatro "Momentos históricos do grupo Rebeldes".
O teatro "Mesada de Anjos" e o causo "A vida em Telêmaco Borba – Senhor João Bosco da Cruz" faz parte da Escola Euclides Marcolla.
O CMEI Vinícius de Moraes vai apresentar da dança "Balaio" e o causo "A cruz do Mudinho".
A "Quadrilha" é o espetáculo da Conselheiro Zacarias e a Juventina Betim da Silva mostra o poema "Folclore, Nosso lugar" e "Pinheiro do Paraná". No canto coral solo "Meu Paraná", "Amor ao Paraná", "Gralha Azul" e "Alecrim Dourado".
Para encerrar o dia, a Escola Leopoldo Mercer se apresenta com o canto coral "Música Paraná" e recital de poemas "Memórias de um tempo passado".
A quarta-feira (24) começa com a apresentação da Escola Castro Alves. O recital "Memórias" e o teatro "Casos e Causos" abrem a programação.
O CMEI José Paulo Paes segue com a dança "As mocinhas da cidade" e a Mamãe Marta Margarida com a dança "Fandango – Maçanico" e poemas "O Paraná Madeireiro, Cafeteiro e Ervateiro".
A Escola São Geraldo (APAE) traz o canto "Diversidade do Paraná - Medley de cantigas de diversas etnias".
A música "Pinheiro" é a atração do CMEI Anita Malfatti. Causos "Lenda de São João Maria" e canto coral solo "Meu Paraná" são as apresentações dos alunos da Escola Terezinha de Jesus.
A Samuel Klabin elaborou o recital de poemas "Histórico do Bairro Siqueira" e a Castelo Branco o canto coral e recital de poemas "Poeira"
O causo "A cruz do Mudinho" será representado pelos alunos do CMEI Candido Portinari.
Na quinta-feira (25), a Escola Maria Emília Steiger apresenta o poema "Projeto de Menino" e o teatro "As Marrecas da Fazenda Monte Alegre". A Costa e Silva mostra a dança Pout Pourri "Caranguejo, pezinho e chula" e a Péricles Pacheco da Silva a dança japonesa "Onna no Magakoro".
Na Escola Dom Bosco, os alunos farão a apresentação canto coral "Rio Tibagi" e causos antigos moradores.
Recital de Poesia "Graciosa" e causos "Tradicionalismo gaúcho na cultura paranaense" são as apresentações da Escola Santos Dumont. A Gonçalves Lêdo apresenta o canto coral "Linda rosa juvenil e Canção da terra" e o recital "A lua foi ao cinema". O CMEI Cora Coralina traz duas apresentações o causo "Memórias da cidade de Telêmaco Borba" e o canto coral "Talentos da cidade de Telêmaco Borba". Encerrando a quinta-feira o Contraturno Socioeducativo encena a "Lenda da Vila Velha".
No último dia do evento, na sexta-feira (26), o CMEI Clarice Lispector abre a programação com o teatro "Lenda da Erva Mate" e o poema "Minha Terra". Na sequência o Tarsila do Amaral se apresenta o teatro "Curiaçu e a Gralha Azul" e "Lenda das Araucárias" e o canto coral "Gralha Azul".
O CMEI Helena Kolody traz a dança "As mocinhas do sertão" e o Cecília Meireles o causo "O grande incêndio".
A dança "Marinheiro" e o canto coral "Música Pinheiro" são atrações da Escola São Silvestre. A Escola Regente Feijó apresenta a dança "A colheita do café" e o conto "Tesouros do Capão da Onça – Ponta Grossa". O canto coral "Redescobrindo a Cultura na Educação Infantil – O cravo e a Rosa, As Mocinhas da Cidade, Hino de Telêmaco Borba" foram os trabalhos da Escola 31 de Março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário