segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MUNICIPALIZAçãO DO TRâNSITO E GUARDA MUNICIPAL SãO ESSENCIAIS A TB


"A Municipalização do Trânsito somada a Guarda Municipal trará resultados satisfatórios para Telêmaco Borba no que se refere à Segurança Pública de um modo geral", afirmou o diretor do Departamento de Trânsito de Campo Largo, subtenente Nivaldo Godoy Guerin. "Vocês estão certos em repartir as responsabilidades com toda a sociedade", complementa.
A declaração foi feita durante a I Audiência Pública sobre a Municipalização de Trânsito realizada na quarta-feira (17) no Auditório Professora Carmem Iolanda Dalécio, na Secretaria Municipal de Educação, com a participação de mais de 150 pessoas.
Campo Largo, município de 110 mil habitantes, possui a Guarda Municipal com cerca de 50 profissionais, administra o trânsito com 1.350 vagas de Estacionamento Regulamentado e arrecada aproximadamente R$ 300 mil
"Temos a missão de municipalizar o trânsito e por conseqüência implantar a Guarda Municipal. Vemos que segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos nós, assim pretendemos nos reunir outras vezes para debater os temas e avançar no processo", salienta o prefeito Eros Danilo Aráujo.
A principal ação neste momento reitera o chefe do Executivo, é restabelecer o ESTAR/Zona Verde e desta maneira disciplinar o trânsito, oportunizar vagas de estacionamento nas principais vias da cidade.
O coordenador da Divisão de Segurança Pública e Trânsito, Álvaro Queiroz, apresentou as etapas que foram feitas até hoje para a Municipalização do Trânsito.
As secretarias Geral do Gabinete e Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Habitação estão voltadas diretamente na implementação do programa.
"Os primeiros passos já estamos dando, a cidade cresce em seus 47 anos, são cerca de 23 mil residências, uma frota de 29 mil veículos e população de 70 mil habitantes. É a dimensão do grande trabalho que temos de planejamento e estratégia na qual a Secretaria atuará com ênfase", relata o secretário de Planejamento, Maicon Roger Lima.
"A cidade não basta crescer, mas tem que se desenvolver e estamos nesse caminho, atuando em parceria, através de políticas públicas que promovam a segurança da população", explica o presidente da Câmara, vereador Mario Cesar Marcondes.
Na visão do subtenente Guerin, com a conclusão do processo o município atuará como um órgão para administrar e gerenciar os recursos das taxas e multas recolhidas e revertidas na própria segurança do trânsito.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Fabiano Campos, mencionou o projeto Vizinho Vigilante como auxílio na segurança da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário